História do Esmalte

Hoje em dia, colorir as unhas além se ser moda, passou a ser indispensável para muitas mulheres. Mas, vocês já se perguntaram como isso surgiu? Quem foi a primeira a mulher a querer usar um esmalte?

Hoje resolvi falar um pouquinho sobre a história do esmalte e toda essa evolução de cores e acabamentos que vemos hoje em dia. Prontas?

Não existe uma data precisa para o surgimento do esmalte, mas por volta de 3500 a.C.,as mulheres egípcias aplicavam uma tintura de henna preta nas unhas, pois as cores mais vibrantes eram destinadas apenas às rainhas do Egito. Cleópatra e Nefertiti gostavam dos tons avermelhados.  Será por isso o esmalte vermelho é mais comum?
Na China, além dos tons de vermelhos (também reservados apenas as pessoas no topo da hierarquia), usava-se também os tons metálicos (feitos com solução de prata).
Já em 1800 as unhas femininas eram curtas e levemente arredondadas.
O famoso afastador de cutículas originou-se na Europa em 1830, quando o fisico Dr. Sitts se inspirou nos palitos de dente. Antes disso, as cutículas eram afastadas e removidas com ácidos e tesouras. Em seguida, a sobrinha do físico dedicou-se a fazer palestras sobre os cuidados com as cutículas, fazendo surgir os primeiros salões de manicures.
Cem anos depois, o primeira forma de esmalte de unha como conhecemos hoje apareceu: a aplicação era feita com um pincel de pelo de camelo e não permanecia mais que um dia nas unhas.
Por volta de 1920 a indústria automotiva criou a base para esmalte de unhas desenvolvendo esmaltes para carros. E  em 1925 foi lançado um esmalte de unha transparente, em tom rosado. Essa época proibia mulheres de reputação usar esmaltes muito chamativos, de cores fortes. É ai que surge a má fama do vermelhão, né? rsrs

A fábrica Max Factor desenvolve, em 1927, o Esmalte para Unhas: um pote metálico com um pó de coloração bege que deveria ser espalhado sobre as unhas com uma espécie de pincel. As unhas começaram a ganhar brilho e algumas cores. Mais tarde é criada a versão liquida do esmalte (a que temos até hoje!).

O acabamento matte que vemos hoje não é novidade!

Em 1932, Charles e Joseph Revlon dois irmãos americanos, mais um químico criam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda. Nasce a marca Revlon e eles promovem pela primeira vez a tendência de maquiar os lábios e unhas da mesma cor.

O clássico ‘Cherries in the Snow’ da Revlon que existe até hoje

A partir disso, os fabricantes foram desenvolvendo cores e texturas e não pararam mais!  Além de possibilitar a criação de mais uma profissão: designer de unha. E nós, mulheres do presente agradecemos! 😉

Anúncios

6 comentários sobre “História do Esmalte

  1. Nossa, que super legal *-* Eu adoro saber a origem das coisas huahuahu
    Imagina a Cleópatra fashion since always!!!
    Agora o vermelho sempre gera polêmica mesmo, mas eu adoro e o bofe também huahuahua
    Arrasou no post!!
    Beijão

  2. Pingback: Estilo Que Passa! | Moda a Cinco

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s