Use Filtro Solar

Férias, piscina, praia, sol, mar. Não sejam louca como eu, e não se esqueçam de usar protetor solar! Há alguns dias fui nessa de “Esse solzinho não queima” e acabei esquecendo. Pois bem, fiquei quase uma semana sem nem domir direito de tanta dor e ardência que sentia. Tive vontade de chorar de tanto arrependimento!

É muito feio se queimar com o sol! Alguém aqui quer envelhecer mais rápido, ter rugas, queimaduras e doenças?! Não, né! Por isso vim alertar sobre uma notícia que vi em 2009 de uma pesquisa da Pro Teste Associação de Consumidores. De cada dez protetores solares em loção avaliados, apenas dois comprovaram eficiência na proteção solar. O teste envolveu análise de rotulagem, composição, irritabilidade, hidratação, proteção, resistência a exposição solar e teste em uso.
Os protetores L’Oréal Solar Expertise e o Cenoura & Bronze foram os que apresentaram os melhores resultados na avaliação de eficiência do filtro solar.

Para fazer o teste de fotoinstabilidade, o FPS dos produtos foi medido antes e depois da exposição a uma temperatura de 40ºC. As marcas Avon, La Roche-Posay, Nivea, Banana Boat e Sundown foram reprovadas. Todos os protetores analisados são de fator 30 e alguns produtos, como o da Nívea, perderam 50% do seu FPS. Após uma hora de uso, os protetores caíram para FPS 15. O segundo pior na avaliação foi o La Roche Posay, que manteve apenas 62% de proteção indicada no rótulo. Segundo a associação, os resultados mostram que os protetores têm pouca resistência à luz e ao calor, apesar de ofereceram proteção aos raios UVB. Além de instável à exposição solar, o Coppertone declarou um fator de proteção (30), maior do que o medido (25).

Todas as embalagens mencionavam resistência à água, mas após imersão de meia hora, o FPS do protetor da Natura caiu para 30% do inicial e o do Sundown foi para 55%. Nos dez produtos a presença de substâncias bloqueadoras dos raios UVA é indicada nos rótulos, mas apenas três mostram o grau de proteção: Cenoura & Bronze, L’Oréal Solar Expertise e Natura Fotoequilibrio.
Os produtos que não apresentaram na composição o benzophenone-3 (substância cancerígena) foram o L’Oréal Solar Expertise, o Cenoura & Bronze e o Hélioblock da La Roche-Posay.

Pesquisei e descobri que nada mudou desde 2009. Já estamos entrando em 2011 e nenhuma das marcas sofreu alterações na composição desde os testes. Portanto, fiquem atentas ao escolher seu protetor solar!

*Confiram a tabela com os resultados detalhados AQUI.

14 comentários sobre “Use Filtro Solar

  1. Perfeito o post! Não poderia chegar em melhor hora pra mim…rsrs. Sou mto branca e fui à praia ontem. Usei o bloqueador Nivea. Após sair da água fiquei embaixo da barraca esperando secar a pele para reaplicar o bloqueador, pois aplicá-lo com a pele úmida diminui mto a função do produto. Adivinhe o q aconteceu? Estou toda manchada de rosa.
    O item à prova d’água realmente não funciona. Desagradável demais!!!
    Parabéns pelo post!!!
    Bjcs

    • Isso msm, Paulette! Já usava o Lóreal antes msm de saber desse teste e posso dizer: é ótimo. Fora q smp falo: até hj ele foi único q me deixou com uma cor linda!

  2. Pingback: Verão Chegando… | Moda a Cinco.

  3. Pingback: Teste: Bloqueador Solar Cenoura & Bronze FPS 30 | Moda a Cinco

  4. Olá, Aline! Bom, menina, hoje fui ao supermercado e dei uma olhada nos protetores solares e fiquei um tanto surpresa. Eu sempre olho a composição dos produtos por curiosidade e também cuidado comigo e minha família. O Cenoura & Bronze está de embalagem nova e também a composição parece um tanto mudada. Na composição do Cenoura & Bronze FPS 30 contém a substância Benzophenone-3 tanto no protetor de corpo quanto labial. No C&B FPS15 não encontrei o B-3. Então, meninas, fiquem de olho! Beijos, Mi.

Comente!

